O Svalbard Global Seed Vault, silo de sementes localizado na Noruega, também é conhecido como “cofre do apocalipse“. Isso pelo fato de o espaço – inaugurado em 2008 – armazenar mais de 1,2 milhão de amostras de sementes de 6.042 espécies de plantas.
+ Gramado Summit aposta em sustentabilidade para ser carbono neutro
+ Amazon Brasil oferece dispositivos Echo com desconto
+ Path of Exile: Crucible já está disponível para PC e macOS
A boa notícia é que, para comemorar os 15 anos de abertura do local, instalado em uma antiga mina de carvão, os mantenedores do projeto – que serve de backup para outros bancos de sementes do mundo todo – passaram a oferecer um tour virtual por esse imenso depósito de sementes.
No tour virtual, que pode ser acessado aqui, é possível ver desde as imagens externas do Svalbard Global Seed Vault até ter acesso ao interior do local, incluindo os espaços onde as preciosas sementes são armazenadas e protegidas dos efeitos da crise climática e dos conflitos militares.
Apesar de ser uma iniciativa pensada para as próximas décadas, o espaço já registrou a primeira retirada de sementes. Isso aconteceu em 2015, quando um banco de sementes em Aleppo, na Síria, foi danificado por conta da Guerra Civil no país do Oriente Médio.